Webmail

Espírito Santo quer mostrar seu potencial de energia solar

Investimento capixaba em energia solar 

Da Agência Ambiente Energia - Com a previsão do lançamento do Programa de Energia Fotovoltaica do Governo Federal, que busca tornar o setor mais atrativo a empreendedores e investidores, além de mudar o cenário da geração de energia solar nas principais cidades brasileiras nos próximos anos, o estado do Espírito Santo quer mostrar o seu potencial no mercado de energia solar.

A estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é de que até 2024,  700 mil consumidores residenciais e comerciais tenham instalado em seus telhados e coberturas painéis fotovoltaicos.

De acordo com o estudo “A energia solar no Espírito Santo: tecnologias, aplicações e oportunidades”, elaborado há dois anos pela Agência de Serviços Públicos de Energia (Aspe) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Estado é uma região em potencial para geração de energia limpa. Mas, assim como no restante do País, esse potencial ainda não é aproveitado.

Uma das vantagens do local o fato de a variação no nível de radiação considerada bem menor do que a encontrada em nível nacional, o que possibilita investimentos em aquecimento e geração de energia.

Segundo o Governo do ES, o programa “Boa Energia Solar” tem estimulado os capixabas a aderirem à fonte limpa de energia. Atualmente 4.240 residências dos municípios da Serra, Vitória, Vila Velha, Cariacica e Castelo, contam com painéis solares para o aquecimento da água, reservatório térmico para armazenamento, misturadores de água quente e fria para regular a temperatura, e lâmpadas fluorescentes.

Fonte: Site Ambiente e Energia
Voltar
Receba notícias por e-mail:
Site desenvolvido por Êxito Publicidade