Webmail

Aquecedor solar para piscinas traz conforto e economia

Aquecedor solar para piscinas traz conforto e economia

O verão está chegando e com ele, as piscinas de clubes, hotéis, condomínios e residências passam a ser muito mais utilizadas, mas nem sempre a água está na temperatura adequada ao usuário.
Uma das formas para tornar as piscinas atrativas em qualquer época do ano é aproveitar o calor do sol por meio de coletores solares para manter a água das piscinas na temperatura ideal, sem que se gaste energia para isso e, portanto, economizando energia tradicional para esse fim (elétrica ou gás) e evitando impactos no meio ambiente.

Esta é uma tendência nas construções mais modernas, que primam pela eficiência energética e tem se espalhado por todo o País. Segundo dados do DASOL - Departamento Nacional de Aquecimento Solar da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, a venda de aquecedores solares para piscinas cresce em média entre 10 e 15% no Brasil nos últimos anos.

Os coletores solares utilizam o calor do sol, portanto, uma energia extremamente barata e não poluente. As placas coletoras são feitas de poliprolileno (PP), com aditivo especial para resistir à incidência de raios ultravioleta.

Segundo Marcelo Mesquita, secretário executivo do DASOL, o melhor é que a piscina seja construída a partir de um projeto que já contemple o sistema de aquecimento solar. “Entretanto, é perfeitamente possível, com pequenas reformas nas instalações hidráulicas, instalar o sistema de aquecimento em piscinas já construídas”, afirma. 

O equipamento deve ser instalado respeitando as diferentes características da piscina, seja em localização geográfica, condições do terreno, tipo de piscinas e perfis de uso e tamanho da piscina.

De acordo com o executivo, o retorno na economia de energia é muito compensador. “O payback depende dos hábitos de uso, do clima, do local de instalação e das dimensões da piscina.

Embora as soluções de aquecimento elétrico e a gás aparentemente baratas na implantação, as tarifas de energia elétrica e de gás fazem com que, em pouco tempo, a solução da instalação de energia solar com bomba de calor e solar se tornem mais interessantes”.

É importante que a instalação seja realizada por profissionais e empresas especializadas, participantes do Programa Qualisol Brasil da ABRAVA, com produtos etiquetados pelo Inmetro. Antes da instalação, deve-se realizar um estudo técnico de acordo com as características da piscina, das instalações hidráulicas e dos hábitos de uso.


Fonte: site O Debate 
Voltar
Receba notícias por e-mail:
Site desenvolvido por Êxito Publicidade